quarta-feira, 18 de novembro de 2015

LANÇAMENTO DO CIRCUITO LAGAMAR

INSPIRADO NOS CIRCUITOS EUROPEUS, NASCE NA ILHA COMPRIDA O CIRCUITO LAGAMAR SÃO PAULO DE CICLOTURISMO


O lançamento do circuito ocorreu no dia 14/11/2015, no Espaço Cultural Plínio Marcos, e contou com a presença dos maiores especialistas na área. O roteiro foi inspirado em circuitos europeus e é destinado a iniciantes.  O percurso de aproximadamente 180 km, contará com entrega de kits como cadernetas / guias / passaportes e passará pelas cidades de Ilha Comprida, Iguape, Pariquera-Açu, Jacupiranga e Cananeia.

O gestor ambiental e biólogo responsável pela implantação do Circuito, William Mendes de Souza da WM Multiambiental, explica que a região apresenta grande potencial para se transformar num dos principais circuitos nacionais devido suas características de altimetria plana, estar em área de parques e reservas ambientais, além de reunir grande diversidade de ambientes naturais. “A bicicleta aqui no Lagamar não é um elemento estranho. As pessoas já pedalam. Já se cumprimentam. O Cicloturismo é aventura, é descoberta, contato, troca de sorrisos. Não tem a cápsula de um carro e, por isso, se encaixa com perfeição ao Lagamar”, comenta William. 

O circuito terá início na Ilha Comprida, onde os cicloturistas receberão uma caderneta que será carimbada pelos estabelecimentos comerciais e pousadas participantes das cinco cidades da rota. Cada cidade se encarregará também de bem recepcionar os visitantes e realizar a divulgação de seus atrativos turísticos. 

A estimativa é que a rota possa ser realizada entre três e cinco dias, já que as características de cada viajante costumam ser as mais diversas. “Há os que preferem dormir em campings, pousadas ou hotéis. Há os que optam por ficar vários dias em uma cidade ou somente passar pelo centro. O que os cicloturistas têm em comum, é a vontade de desvendar novos lugares, conhecer mais pessoas e novos ambientes. A bicicleta é um instrumento gentil. Ela lhe aceita. Você só precisa se equilibrar e partir”, afirmou William sobre o circuito.

Cicloturismo em crescimento no Brasil e no mundo 

Com estatísticas da Associação Mundial do Trade de Turismo de Aventura (ATTA), a Revista Bicicleta – uma das principais publicações brasileiras do setor - apontou que o mercado do turismo de aventura cresceu cerca de 60% nos últimos quatro anos e parte desse crescimento está diretamente relacionado ao cicloturismo. Importante destacar que o Cicloturismo articula diversas áreas turísticas como o 
ecoturismo, o turismo rural, o turismo de aventura, o turismo cultural e o gastronômico.

Ao usar a bicicleta não só como meio de transporte , mas como uma companheira de viagem, o cicloturista vive intensamente o trajeto, relaciona-se com as pessoas do caminho e dá tanta ou maior importância ao percurso quanto ao destino. 


Efeitos positivos do Cicloturismo

  • Diversificação da economia regional e incremento do mercado com a criação de micro e pequenos negócios, pois o turismo gera efeitos multiplicadores espontâneos;
  • Geração de empregos e demanda pela qualificação profissional; 
  • Fixação da população no local e fortalecimento dos vínculos comunitários, evitando o êxodo rural; 
  • Valorização da herança cultural material e imaterial (festas, costumes, danças, culinária, artesanato) com o resgate e perpetuação de atividades típicas da comunidade; 
  • Intercâmbio cultural entre moradores e visitantes; 
  • Conservação do patrimônio histórico e da biodiversidade; 
  • Aumento da consciência da população local e dos turistas sobre a necessidade de proteção do meio ambiente; 
  • Exploração do turismo na baixa temporada e aumento da permanência do turista na região; 
  • Publicidade da cidade também para turistas interessados em outros atrativos ecológicos, culturais e históricos.
(Fonte: Manual - Circuitos de Cicloturismo: manual de incentivo e orientação para os municípios brasileiros)


REVISTA BICICLETA - EDIÇÃO 57 (NOVEMBRO 2015)






Nenhum comentário:

Postar um comentário